Impermeabilização: qual o método mais seguro

impermeabilizar estofados

Impermeabilização: qual o método mais seguro

No dia 29 de junho, uma explosão com vítimas em um apartamento em Curitiba – Paraná trouxe à tona uma discussão em relação ao uso da impermeabilização de estofados com produtos inflamáveis.

Após o acidente, um deputado estadual e um vereador de Curitiba protocolaram projetos de lei que proíbem ou restringem o uso de produtos inflamáveis na impermeabilização de bens móveis, como sofás e outros estofados.

Para a especialista em direito público e professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Vivian Lima Lopez Valle, a imposição de uma regulação pode restringir a atividade econômica, pois há muitas empresas sérias e de confiança no mercado, que podem ser prejudicadas

Mas você sabe o que é impermeabilização?

A impermeabilização é um processo seguro de conservação de sofás, que deve ser feito somente por equipe especializada e profissionais certificados.

Estofados, no geral, são muito sensíveis a líquidos, sólidos e certos tipos de produtos que sejam derramados sobre eles podendo danificá-los. Crianças pequenas muitas vezes podem derramar tinta, refrigerante e os animais de estimação acabam por urinar e fazer estripulias com o tecido.

Dessa forma, a aplicação de um produto adequado é o procedimento mais garantido para proteger as fibras do seu sofá de líquidos e umidade que possa estragar a base primária do estofado. Ao ficar impermeável, o estofamento fica livre de umidade e de infiltrações, evitando assim fungos e bolor.

Geralmente, a impermeabilização é simples e rápida e a secagem leva de duas a três horas no máximo. Porém, o procedimento deve ser contínuo, pois se você decidir lavar o sofá após ter sido impermeabilizado, o tecido voltará ao seu estado original. 

 

Impermeabilizante anti chamas:

Para evitar acidentes graves, o mais adequado é contratar uma empresa especializada que opte por usar produtos anti chamas. No mercado há produtos altamente inflamáveis que se utilizados sem nenhuma supervisão podem causar acidentes.

Além disso, os produtos inflamáveis contêm resina, o que pode danificar o tecido do estofado.

Pesquise a origem e a qualidade do produto e verifique se este está dentro do padrão de segurança exigido pela ANVISA, como o sistema Safe Protect, por exemplo. O que vai definir a qualidade do serviço e o resultado final será a qualidade do produto aliada a experiência e seriedade da empresa.

Vantagens da impermeabilização:

Agora que você já viu que esse procedimento é indicado para manter a limpeza e a vida útil do seu sofá, confira algumas vantagens desse processo:

1 – A impermeabilização protege contra a urina de animais;

2 – Esse procedimento pode ser feito em sofás já antigos. O ideal é fazer uma higienização profissional antes da aplicação;

3 – Todos os estofados revestidos de tecidos podem ser impermeabilizados;

4 – Em aproximadamente 30 minutos após a aplicação do produto, o cheiro já é imperceptível, o que é ideal para crianças e bichos de estimação. Tome cuidado, o produto com cheiro forte pode ser inflamável.

5 – Muitos produtos utilizados são livres de resíduos tóxicos ou alérgicos, o que faz com que a aplicação possa ser feita na residência ou no trabalho sem nenhum risco para as pessoas.

Cuidados com a impermeabilização:

Mesmo sendo um procedimento que ajuda manter a limpeza e o bem-estar residencial não podemos esquecer dos cuidados que devemos ter ao contratar esse tipo de serviço.

Quando moramos em condomínios, devemos pensar no bem-estar comum e um procedimento errado pode causar danos a todos os condôminos.

 

Cuidados ao contratar a empresa de impermeabilização:

Existem dois tipos de produto para realizar a impermeabilização de seus estofados: com produto solvente inflamável ou à base d’água, sem risco de pegar fogo.

Na hora de fazer a contratação, a empresa que faz a aplicação deve apresentar as duas opções ao cliente. O produto inflamável é transparente e tem cheiro forte. Enquanto o material à base d’água tem aspecto leitoso e não tem cheiro.

Quando o produto escolhido for o inflamável, o serviço deve ser realizado fora da residência (em loja do contratado ou fora do condomínio). Se não for possível retirar o sofá para fazer o procedimento, por segurança escolha a opção a base de água. Abrir as janelas do local não é suficiente para que a aplicação do produto inflamável seja segura, portanto, não arrisque a sua vida e patrimônio e de toda a classe condominial.

E o mais importante: verifique junto aos órgãos competentes se a empresa tem a autorização da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros para realizar esse tipo de procedimento.

Chegamos ao final do nosso artigo. Portanto, por questão de segurança, é importante contratar uma empresa especializada. A empresa deve oferecer garantias vitalícias contra ressecamento e danos ao tecido em função da qualidade do produto aplicado.

E o mais importante! Para evitar acidentes fique sempre atento à composição dos produtos e principalmente se eles não são inflamáveis. Fora essas recomendações, a impermeabilização para manter a aparência nova do seu sofá é o melhor investimento a curto e longo prazo.

 

Deixe seu comentário

um + dezenove =